terça-feira, dezembro 18, 2007

 

Zequinha


Deve ser o guineense mais "tuga" que existe, aquele que mais horas passa com "brancos" e que recebe todos os mimos possíveis!! É o motorista da Cooperação Portuguesa em Bissau, ou melhor, o motorista do PASEG.
É o Zeca da Silva, como lhe chamava quando não era Zequinha, e é um vaidosão de primeira dentro das fatiotas que passeia, oferta dos professores portugueses.

Foi com o Zeca que fiz os últimos quilómetros por terra na Guiné... Foi com este amigo que passei muito tempo e foi ele que me pegou na residência cor-de-rosa para percorrer a Avenida do Aeroporto, numa viagem muda e sufocante, brindada por uma queda de água inesperada que interrompeu o silêncio pesado e limpou as lágrimas teimosas.
Vejo e revivo o momento como se não tivessem passado quinze meses... Talvez o reviva de cada vez que o recorde... um "é pá..." pronunciado pelo Zeca ao mesmo tempo em que a cabeça abanava em sinal de total incompreensão quanto ao rumo da coisa e... um sorriso triste de resposta - não consegui dar mais que isso!!

Na corrida de fuga à chuva abençoada daquele momento, fugindo da despedida indesejada mas inevitável, pensava que não voltaria a ver aquele meu amigo. E esse pensamento traduzia-se numa dor difícil de explicar...

Zequinha, um dia ainda te vou dar um abraço!! Levar um sorriso feliz, umas camisas e um telemóvel. Mais alguma coisa?! ;)
Até lá, fica descansado porque a Liliana entrega-me sempre tudo o que mandas. O teu caju é o melhor do Mundo!!

Tenho saudades!!
Mantenhas para a família...

Comentários: Enviar um comentário



<< Home