domingo, maio 04, 2008

 

Dia de Sorrisos...

Depois de muito tempo, tempo demasiado, "estamos" de volta. Eu e as pessoas que têm acompanhado os meus passos na estrada de sorrisos...
Estivemos meio receosos, meio envergonhados. O tempo foi passando e custava dizer que não havia Sorrisos distribuídos, não por falta de iniciativa, mais pela dificuldade que todas as acções têm por solo africano!!!

Ontem recebi esta mensagem:

Olá amiga! Finalmente a inspiração para te dar estas palavras... talvez porque os sorrisos aumentaram muito neste cantinho de África ultimamente! Já fui levantar duas dezenas de caixotes ao Nunes & Irmão (penso que ainda faltam alguns, pelas informações que me deste, mas já não muitos)... têm chegado pouco a pouco, ao ritmo próprio deste lugar... Nós ocidentais é que gostamos que tudo aconteça depressa no tempo e no espaço...

Entretanto, já são muitos os caixotes (finalmente!) e levantou-se a questão de onde os colocar. A solução veio da Maersk... o Luís, o Paulo e o Nuno, que lá trabalham, merecem também eles um sorriso por me terem ajudado a carregar caixotes para ficarem guardados num cantinho do escritório da empresa.

Apesar dos dias e dias à espera que chegasse (e ainda chegue) todo o material, os sorrisos têm já para onde ir e em dias também especiais... Já não são mimos de Natal, mas vão ser mimos de outros sabores... Como já te havia referido, no primeiro contacto que fiz com o Hospital Simão Mendes (e depois com outros locais) descobri que o Natal já tinha sido assinalado com ajudas especiais vindas de outros continentes... Nisto, em vez de tirar brilho aos primeiros sorrisos que tinham chegado (aquela primeira emocionante meia-dúzia de caixotes) e aos restantes (que esperava terem demorado menos a chegar), para não serem apenas mais do mesmo, os sorrisos ficaram guardados para brilharem numa outra ocasião especial... e uma ocasião aí está: o Dia da Mãe!

A BBB (Brigada de Brinquedos em Bissau, assim tenho auto-intitulado nos meus monólogos quem está sempre pronto a ajudar-me na distribuição ;) vai distribuir sorrisos na Maternidade do Hospital de Bissau! E no Dia da Mãe! Nas minhas viagens pelo calendário à procura de outras ocasiões de sabor igualmente 'natalício', marquei o Dia da Mãe e o Dia Mundial da Criança para as grandes distribuições (e, pelo meio, sorrisos particulares a meninos que conheceste ou ouviste falar).

Se por um lado eu marquei logo o Dia da Mãe como uma daquelas ocasiões especiais no calendário, quem manda e trabalha na Maternidade reagiu com espanto e alegria... Talvez porque, apesar do papel sofrido que as mulheres-mães vivem neste país, não seja tão comum assim surpreendê-las com iniciativas especiais no dia que devia ser delas, no dia que era suposto acontecer-lhes uma homenagem... A admiração e, ao mesmo tempo, o acolhimento pelo gesto que fui propôr à Maternidade fizeram-me achar que foi bom ter aguardado e ter sorrisos para entregar em dias como este, que também deviam ser comemorados como se fossem a manhã de Natal, mas que aqui parecem estar demasiado esquecidos...

Sendo assim, vamos surpreender as mães que estão internadas na Maternidade, as que acabaram de dar à luz e as que estão quase a fazê-lo, na manhã do Dia da Mãe! (Faz fisgas... Aqui a ansiedade é muita para a ocasião.) Vamos levar qualquer coisa como 130 brinquedos... Costumam ficar 2 ou 3 mães por cada cama, portanto foi só multiplicar o número de camas existentes por três, já que nem a enfermeira-chefe sabe dizer à risca o número dos internamentos que existem (como sabes... registos e organização são uma coisa à parte deste mundo ;). Sabe sim fazer as contas à quantidade de nascimentos diários na maternidade: por volta de 30! Imagina... como também bem sabes apenas um pequeno número de mulheres consegue deslocar-se à maternidade para dar à luz, a maior parte passa pelo trabalho de parto numa esteira na tabanca... e nós aí preocupadas com a epidural!

Bom... esta mensagem vai longa... espero depois ter palavras e fotos para também distribuir sorrisos por quem aí está e te apoiou nesta cruzada!
Até breve!
Sofia

Conhecem a Sofia, já vos falei dela... BBB... Uma das colegas que está em Bissau e lá foi orientando a campanha dos Sorrisos.
Obrigada Sofia, obrigada restantes elementos da BBB!!!

Comentários: Enviar um comentário



<< Home